30.4.06

Política e mídia: onde não há acaso...

Estão surgindo, agora, denúncias contra Garotinha e sua digníssima senhora, Garotinha. Bom, juntando o governo dos dois - como eles fizeram, em suas propagandas '10.000 obras em 6 anos e meio' - eles estão há bastante tempo no governo do Rio, fazendo suas maracutaias. Por que é que isso surge só agora?

Olhando as denúncias, elas voltam à 2001, 2003, até 2006, mostrando quando se iniciou a promiscuidade entre público e privado - descobriu-se, agora, que o 'Centro de Defesa Direitos da Cidadania', que recebeu 105 milhões, já tinha sido processado, pelo proprio Estado do Rio, por um calote de 200 mil reais; esta mesma ONG é dirigida por Carlos Alberto da Silva Lopes, presidente do PMDB de Petrópolis; a ONG Pró-Cefet/RJ recebeu 59 milhões da Secretaria de Trabalho do estado e do Fundo de Saúde exatamente quando o secretário estadual do Trabalho, Marco Antonio Lucidi e Léa Pontes Castelo Branco, de uma subsecretaria, faziam parte do Conselho Curador da ONG.

Ou seja, tem de haver algum motivo para que estas denúncias surjam agora. Deve haver algum motivo para que a Veja dedique um numero inteiro a desvendar as relações Garotinho - Comendador Arcanjo, explorando ao máximo a foto em que Garotinho desce do jatinho pertencente ao Comendador (detalhe: numa entrevista, o ex-governador começou negando que teria, alguma vez, usado o tal jato; diante da foto, ele mudou a historia e admitiu que usou 'uma ou duas vezes'). A razão é: a candidatura-chuchu nao está deslanchando. Lula acabou de subir 3 pontos percentuais na ultima pesquisa (ver Blog do Noblat), enquanto Alckmin continua com os seus mais ou menos 20% e Garotinho começa a fungar no seu cangote com 15%. Eis a razão: se o PMDB insistir numa candidatura propria, se Garotinho sair como candidato oficial - cenários muitíssimos improváveis -, corre-se o risco de que ele é quem ameaçe Lula e nao Alckmin.

O chuchu que se prepare, depois da Veja fazer a caveira do Garotinho, vai ser a hora da Editora Três, da Isto é - aquela que encomendou uma pesquisa e não divulgou o resultado do segundo turno porque isso desfavorecia o ex-governador do Rio - reagir.

Sobre a Pro-Cefet?RJ:
http://oglobo.globo.com/jornal/pais/247010236.asp

Sobre o uso do avião de Arcanjo:
http://oglobo.globo.com/jornal/pais/247010235.asp

Nenhum comentário: