19.10.06

Como procede a oposição em eleição...

O executivo refém do legislativo...

Agora, do blog do Ilimar Franco: http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/

Uma contribuição à ingovernabilidade

Esse Raul Jungmann!

O fígado não é bom conselheiro político. O deputado da oposição, Raul Jungmann (PPS-PE), acaba de abrir um precedente que certamente afetará o atual governo, mas principalmente todos os futuros governos do país. O parlamentar está dando sua contribuição para tornar este país ingovernável e para amarrar o Poder Executivo.

Jungmann entrou na Justiça Federal para suspender a validade de uma MP que abria créditos extraordinários no Orçamento, no valor de R$ 1,5 bilhão. A juíza da segunda Vara de Brasília suspendeu a validade da MP. A juíza alegou, citando a Constituição: "créditos extraordinários só podem ser autorizados em casos extremamente urgentes e imprevisíveis".

A lição foi aprendida. A partir de agora quem for de oposição tem mais esta forma de luta. Entrar na Justiça Comum para impedir que o eleito pelo povo execute o Orçamento. Estes recursos certamente não vão mudar os rumos das eleições. Mas o retardamento de sua liberação pode ter desdobramentos práticos negativos para o país, sobretudo no caso das verbas para o combate à gripe aviária.

Nenhum comentário: