1.5.06

Não Veja I

Como o personagem da tirinha de Gilberto Maringoni - postei várias sátiras dele por aqui - quando eu leio Veja, lavo as mãos depois.

A edição de 3 de maio de 2006 traz, na capa, o pré-candidato à presidência Anthony Garotinho. Lista os 7 ‘pecados capitais’ do ex-governador: populismo, corrupção, gastança (provavelmente segundo os padrões neo-liberais da Veja, cabo eleitoral do PSDB), irresponsabilidade (aonde, a revista esquece de dizer), fraude, falsidade (?), intervencionismo (?).

O mais impressionante na capa da Veja é a demonização, literal, do pré-candidato do PMDB (que está mais para ex-futuro-candidato): chifres e um rabo são desenhados em Garotinho, que aparece sobre um escandaloso fundo vermelho.

Bom... Não preciso dizer da minha repugnância ao candidato Garotinho. Não preciso dizer de como a afetação religiosa dele é nojenta e francamente eleitoreira (falarei disso mais adiante). Agora, colocar uma pessoa que, bem ou mal, se diz religiosa e ‘professa sua fé’, como o diabo é desrespeitoso e mal-intencionado. Um político corrupto não é nenhuma manifestação do Diabo, pelo contrário, é o que mais se vê por aí. Por que a Veja não vai colocar chifres em ACM, conhecido pela sugestiva alcunha de ‘Toninho Malvadeza’? Eis porquê: ACM é da já ‘irreversível’ aliança PFL-PSDB. Eis porquê: a Veja quer que o bom-moço, o santinho desta historia, seja, é claro, o candidato-chuchu Geraldo Alckmin.

A resposta de Garotinho à esta historia toda, a tal falada ‘greve de fome’, é, como diz acertadamente O Globo, uma ‘greve de explicações’. Tudo espetáculo, pelas linhas abaixo em que o jornalista que descreve a cena parece até sentir um certo constrangimento pelo casal Garotinho:

"Garotinho escolheu a sede do partido do Rio como endereço para sua greve de fome. O pré-candidato sentou-se num sofá na antesala da presidência regional do partido, ao alcance das cameras de jornais e TV's, e pôs-se a ler um livro. Alguns minutos depois, a governadora Rosinha Garotinho sentou-se e abraçou o marido. Os dois, então, passaram um longo período na mesma posição, de olhos fechados, ainda diante das câmeras." (link: http://oglobo.globo.com/online/pais/mat/2006/04/30/247012693.asp)

Garotinho é um tremendo golpista e sabe fazer uma cena, quem quiser ver, a imagem está no mesmo site.

O que eu espero agora é que os meios de comunicação dêem uma resposta sóbria à ‘greve de fome’ de Garotinho. Não façam estardalhaço em cima disso, não se sintam chantageados – se ele quer fazer ‘greve de fome’ é porque há muito tempo que precisa de um regime. Qualquer resposta diferente disso é fazer exatamente o que Garotinho quer.

Nenhum comentário: